Qual rodapé escolher? 7 opções para cada estilo e necessidade
O rodapé é um item importante nas residências, pois funciona como acabamento, protege a base das paredes contra impacto de vassouras e outros itens e embeleza as residências.
Se você está em obra ou pensando em realizar uma mudança na sua casa, o rodapé não pode ficar de fora.
Pensando nisso, este artigo vai te ajudar a descobrir qual o melhor modelo para sua residência, destacando vantagens e desvantagens.
Rodapé convencional
Chamado de convencional ou sobreposto, é o modelo mais conhecido e comum nas residências. Possui fácil instalação e baixo custo, precisando apenas ser sobreposto nas paredes quando ela estiver pronta e após a instalação dos pisos.

O rodapé deste modelo fica sobreposto à parede, formando uma saliência.
Rodapé embutido
O rodapé embutido é aquele que fica totalmente nivelado e rente à parede, seguindo a mesma direção e sem a saliência de um modelo convencional; por isso, recebe esse nome.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Sua maior vantagem é evitar o acúmulo de sujeira que costuma aparecer em modelos comuns, facilitando a limpeza da casa.

Ele deve ser instalado junto com o revestimento.
Rodapé invertido
Chamado de invertido ou flutuante, esse modelo é aquele em que o rodapé fica para dentro da parede, deixando o efeito de que a parede está flutuando sobre o piso, tornando o ambiente mais elegante.

Apesar de ser uma opção bonita e minimalista, perde a função de proteger as paredes e exige uma instalação cuidadosa e detalhada.
Rodapé de gesso
O rodapé de gesso é uma possibilidade para quem não deseja gastar muito, pois é a opção mais barata da lista.
O gesso é um material que pode se encaixar em vários ambientes e se adaptar a qualquer revestimento, mas possui a desvantagem de ser bastante frágil.

Caso opte por este material, evite instalar em ambientes úmidos, como o banheiro.
Rodapé de madeira e MDF
Ideal para quem busca elegância e sofisticação através do rodapé. Combina com ambientes rústicos e pode ser escolhido em diversas texturas. Possui a desvantagem de não ser resistente a umidade e pode atrair cupins.

O rodapé de MDF é uma alternativa para quem busca uma opção mais econômica e de boa qualidade, porém não é recomendado para áreas úmidas e molhadas, pois corre o risco de estufar.
Rodapé de poliestireno
Queridinho dos arquitetos, o piso de PVC ou poliestireno fica bem em qualquer ambiente e vem ganhando cada vez mais espaços nas casas.
Seu material é leve, resistente à umidade, possui várias cores e tamanhos e é de rápida instalação.

Além disso, é ideal para quem deseja esconder fios indesejados, pois podem passar por trás do material, devendo apenas optar por um modelo que caiba a fiação desejada.
Rodapé de cerâmica e porcelanato
Esse tipo de rodapé é bastante utilizado quando se deseja que o chão e o rodapé tenham o mesmo piso.
Esse material possui a vantagem de ser durável e resistente à umidade, além disso, funciona tanto para áreas externas quanto internas.

Tanto a cerâmica quanto o porcelanato possuem uma grande quantidade de cores e modelos, deixando sua casa personalizada do seu jeito favorito.
Transforme rolhas de cortiça em peças decorativas: 6 ideias criativas para seu lar
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário