Veja os principais motivos para você sujar tanto os rejuntes da sua cozinha
Descubra por que os rejuntes da sua cozinha ficam sujos com facilidade e como manter eles limpos e duráveis com dicas práticas
Manter os rejuntes da cozinha limpos pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Mesmo com a limpeza diária, é comum que essas áreas entre os azulejos apresentem manchas, encardidos e um aspecto desgastado. Mas por que isso acontece?
A seguir, conheça os principais motivos que fazem os rejuntes sujarem com tanta facilidade e como evitar que isso aconteça.
1. A porosidade dos rejuntes da cozinha ajuda a acumular sujeira

O rejunte é um material poroso, com pequenas cavidades que absorvem umidade e sujeira.
Assim, quanto mais poroso ele for, maior a facilidade da sujeira se impregnar, tornando a limpeza diária menos eficaz.
A porosidade também influencia na durabilidade do material, que pode se desgastar com o tempo, abrindo caminho para manchas e infiltrações.
2. A cozinha tem gordura e umidade, dois dos maiores inimigos do rejunte

Na cozinha, a combinação de gordura, resíduos de alimentos e vapor cria um ambiente propício para que os rejuntes fiquem manchados e encardidos.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Esses elementos se acumulam nas juntas e, junto da umidade constante, favorecem a proliferação de fungos, mofo e bactérias, que além de comprometerem a aparência, representam riscos à saúde dos moradores.
3. Você pode estar apostando em limpezas inadequadas

Apesar de métodos caseiros populares — como o uso de vinagre, limão e bicarbonato de sódio — serem comuns para limpar rejuntes, eles podem causar danos ao material.
Esfregar agressivamente ou aplicar produtos ácidos, por exemplo, pode provocar fissuras e desgaste. Isso reduz a impermeabilidade do rejunte. Isso facilita que a sujeira penetre ainda mais, o que dificulta futuras limpezas.
4. Os rejuntes da cozinha pode estar com falta de proteção e manutenção

A ausência de uma proteção adequada torna o rejunte mais suscetível à sujeira.
Selantes e rejuntes modernos com propriedades impermeabilizantes, anti-mofo e anti-fungo ajudam a impedir a fixação da sujeira e prolongam a vida útil.
Além disso, a manutenção regular com produtos específicos e a limpeza cuidadosa com escovas macias são fundamentais para preservar o rejunte limpo e saudável.
Agora que você já conhece os motivos, vale saber que quando o rejunte está muito encardido ou danificado, a limpeza pode não ser suficiente para recuperar sua aparência e função, assim vale apostar na reaplicação do rejunte.
Continue lendo por aqui: Manutenção do telhado: 5 dicas essenciais para evitar problemas
Adeus ao banheiro sem cheiro: 5 dicas infalíveis para mantê-lo perfumado todos os dias
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário